[FAQ - 8.5.] Recursos de Defesa e Protecção

  • - Como é que percebo se está a vir um ataque à minha cidade?
    Presta atenção ao ícone "Actividade": se existir um ataque ou espionagem a caminho, o ícone vai ficar vermelho. Movimentos de tropas desconhecidas para a tua cidade também serão apresentados na janela de actividades:



    - Para que preciso de Torre de Vigia?
    Com a ajuda da Torre de Vigia podes ver as tropas que se aproximam da tua cidade, incluindo os seguintes detalhes:


    - tipo de missão: ataque, espionagem, trasferência de tropas, etc
    - missão amiga/hostil
    - cidade de origem e cidade de destino
    - tipo e número de tropas a caminho da tua cidade
    - tempo de chegada



    - Vejo um ataque a chegar, mas não consigo ver as tropas. O que posso fazer para ver as tropas?
    Para seres capaz de ver as tropas a caminho da tua cidade, tens de ter uma Torre de Vigia que não pode estar mais que 2 níveis abaixo do nível de espionagem do atacante. Por exemplo, se o nível de espionagem do atacante é 29, então tens de ter pelo menos uma Torre de Vigia nível 27 para conseguires ver as tropas dele. Se não consegues ver as tropas, continua a melhor a Torre de Vigia.


    - A Muralha: como ajuda a defender a minha cidade?
    A Muralha é o primeiro obstáculo que as tropas dos teus adversários devem enfrentar quanto tentarem entrar na tua cidade. Cada nível da Muralha tem um certo valor de Vigor; quanto maior for o nível de expansão da Muralha, maior este valor, o que significa que mais esforço (e força) o adversário deve utilizar de forma a destruir um nível. Só ao destruir um nível da tua Muralha eles podem entrar na tua cidade. O valores de Vigor por cada nível da Muralha estão mostrados no mesmo edifício,
    podes encontrá-los ao clicar no botão "Mostrar mais informação":



    Repara que a Muralha apenas ajuda a defender a cidade, mas não dá uma protecção completa contra ataques.


    - Como posso defender a minha cidade se alguém me atacar?
    Sendo que Tentlan é um jogo de estratégia, com ataques mútuos sendo uma das características principais, pode acontecer que sejas atacado por outros jogadores. Contudo, existem muitas acções que podes fazer para prevenir que a tua cidade seja pilhada e que percas o teu exército:


    1) Não deixes muitos recursos na tua cidade quanto estiveres offline
    Se não existir nada para levar, não é muito provável que alguém te ataque. Por esta razão, se possível, tentar gastar todos os recursos antes de deixares o jogo, assim tornas a tua cidade menos atraente para potenciais atacantes procurando por recursos.


    2) Envia o teu exército (e recursos) para fora da tua cidade
    Esta táctica pode ser útil se vês uma ataque a caminho e não faz sentido que esperes até que chegue, porque o exército do adversário é muito forte e/ou porque não te iria compensar de nenhuma forma. Além disso, esta táctica é muito dá muito jeito se pensas ficar algum tempo offline e tens razões para acreditar que pode não ser seguro deixar as tuas tropas e recursos na cidade desprotegidos. Existem várias formas de retirar o exército e os recursos da cidade:


    a) Pergunta aos teus colegas de tribo se podes deixar as tropas e recursos nas cidades deles por algum tempo enquanto estás offline. Isto pode fazer sentido se existirem membros da tua tribo que sejam fortes o suficiente, para que não sejam facilmente atacados por outras pessoas.


    b) Aplica a táctica "Salvar" ao expiar (ou atacar) um jogador inactivo com pouca pontuação, ou um campo bárbaro nível 1-2.


    O propósito desta pseudo-espionagem ou pseudo-ataque é enviar as tropas e recursos embora, não espiar ou atacar alguém.Para enviares as tuas tropas embora, vai ao mapa do mundo e procura por um jogador inactivo (mostrado em cinzento) ou um campo bárbaro. Se precisas de enviar o teu exército embora, digamos, por 4 horas, procura uma cidade inactiva ou um campo bárbaro localizado a 2 horas de distância de ti (2h ida, 2h volta). Sendo que toda a tropa se move à velocidade da unidade mais lenta, faria sentido incluir pelo menos uma unidade lenta na tropa.


    Encontrado esse alvo, clica nele e das opções disponíveis escolhe "espiar" ou "atacar", então selecciona as unidades que queres mandar embora, bem como os recursos se necessário (sendo que todas as unidades excepto espiões têm alguma capacidade de carga, elas podem carregar recursos nessas missões também), E pressiona o botão "enviar tropas".


    - Repara que se escolheres missão de espionagem (opção "Espiar"), precisas de enviar pelo menos um espião.


    - Se o teu alvo é um campo bárbaro, faz sentido escolher a opção "Espiar" em vez de "Atacar", de forma não gastares os teus ataques diários gratuitos aos bárbaros (5 ataques a cada 24 horas). No caso de acontecer uma batalha enquanto as tuas tropas
    estiverem numa dessas missões de espionagem (o que podem acontecer se os teus espiões forem detectados e interceptados pela
    defesa do adversário), essa batalha não irá contar como um ataque.


    3) Activa o modo pacífico ("bandeira branca") ou protecção de ataque se necessário (ambas são opções premium).


    - Através da activação do modo pacífico, será capaz de proteger as tuas tropas de um ataque, mas não os recursos. O modo pacífico pode ser activado de hora a hora. Também pode ser activado se estiver um ataque a caminho da tua cidade.


    - Se precisas de uma protecção completa, podes activar um dos items Pakal (para 12 horas/24 horas/3 dias).


    - Existem algumas medidas de protecção de jogadores com pontuações altas?


    Sim, existem vários mecanismos de protecção apontadas em proteger jogadores com pontuação baixa daqueles que têm pontuação alta.


    1. Protecção de iniciante


    Esta protecção é activada automaticamente quando uma nova conta de jogo é registada. A protecção de iniciante dura até teres 2.400 pontos ou até terem passado 5 dias.


    A protecção de iniciante acaba prematuramente se atacares outro jogador (campos bárbaros não são contabilizados).


    2. Protecção de jogadores mais fortes quando tentam repetir o ataque


    Se um jogador ataca outro jogador com uma pontuação 75% da dele ou inferior e ganha a batalha, o defensor terá uma protecção dos ataques desse jogador pelas próximas 12 horas. Por exemplo, se o atacante tem 10.000 pontos, o defensor não pode ter mais de 7.500 pontos para que essa protecção possa ser activada.


    Nota também que:
    - esta protecção não se aplica aos campos bárbaros;
    - o defensor deve ser um jogador activo;
    - o defensor está apenas protegido contra ataques do mesmo jogador (ou seja, não é uma protecção completa contra ataques de qualquer jogador);
    - a protecção é apenas para a cidade que foi atacada e derrotada e não para todas as cidades da conta
    - o atacante tem de ganhar a batalha (ou seja, não cancelar o ataque no último segundo antes de chegar ao alvo);
    - o defensor não pode contra-atacar o atacante enquanto durar a protecção (12 horas), senão o defensor perde a sua protecção.


    3. Não é possível uma incursão/espionagem


    Não é possível um jogador atacar ou espiar outro jogador cuja pontuação seja 10 vezes mais alta ou mais baixa que a dele.