Posts by Pehdred

6.1 Danças

- Que tipos de rituais posso realizar em Tentlan?

Há dois tipos de rituais: um deles é chamado de Danças, e o segundo é conhecido como Celebrações. Danças são usadas para mudar as estações, e Celebrações servem para ativar certos efeitos.

- Como posso mudar as estações em Tentlan?

Vá para o Templo da Lua e clique na imagem de uma estação que você queira ativar, e então pressione o botão "Executar o ritual":

Fazendo isso, um ritual se inicia. Assim que for completado, a mudança da estação ocorre, o que significa que daquele momento em diante os efeitos de uma nova estação se aplicam a sua cidade. Após o término ritual o ícone da estação irá mudar, também:

- Para que preciso das estações?

Uma certa estação pode ser necessária para uma pesquisa, uma construção, ou uma celebração. De qualquer forma, cada estação implica em vantagens e desvantagens em relação à produção de recursos, recrutamento de tropas, tempo gasto pesquisando tecnologias e construindo construções, etc. Por essa razão, faz sentido mudar as estações para ganhar certas vantagens para sua cidade. Você encontrará a descrição de todas as estações e seus respectivos efeitos no Templo da Lua. Um clique na imagem da estação irá abrir uma visão geral listando vantagens e desvantagens da estação em questão, como mostrado abaixo:

- Estou pesquisando uma tecnologia para a qual preciso de uma estação em especial. Preciso esperar até o nível de pesquisa ser completado, ou posso mudar a estação no meio-tempo?

Se uma ordem está em progresso, você pode mudar a estação, não há necessidade de esperar até a ordem ser completada. O que conta é o ponto no tempo no qual a execução da ordem começa, não quando termina.

6.2 Celebrações

- O que são Celebrações e para o quê preciso delas?

Celebrações são rituais que permitem ativar efeitos especiais no jogo. Uma Celebração consiste de duas partes: a primeira parte é o ritual que você começa no Templo da Lua, e a segunda parte é o efeito do ritual (por exemplo, velocidade dobrada para todas as unidades por um período de tempo limitado). Há quatro Celebrações em Tentlan que ativam os seguintes efeitos:

- Celebração do Fogo: força dobrada para todas as unidades em uma cidade selecionada.
    - Celebração do Relâmpago: velocidade dobrada para todas as unidades em uma cidade selecionada.
    - Celebração Kantepec: permite mover tropas para qualquer localidade no mapa do mundo sem gastos de milho.
    - Celebração Oracle: permite ver o status de atividade (on/off) de qualquer jogador por 15 minutos.

- Aonde posso executar Celebrações?

No Templo da Lua, da mesma forma como os outros rituais (Danças).

- Qual a diferença entre Celebrações e os outros rituais (Danças)?

Tanto Celebrações quanto Danças consistem em duas partes: a primeira parte que é o ritual que você começa no Templo da Lua. A segunda parte é constituída pelo efeito de um certo ritual, que (por exemplo, dobra a força de todas as unidades) é ativado depois de um ritual ser executado.

No caso de Danças, os efeitos (de inverno, verão, etc.) continuam até você executar um novo ritual para mudar a estação atual. É diferente para Celebrações: enquanto a primeira parte, isso é, o ritual permanece o mesmo, os efeitos da Celebração são válidos apenas por um tempo limitado. Uma vez que esse tempo acabe, os efeitos da Celebração não são mais válidos. Isso significa, que não há necessidade de executar um novo ritual para mudar os efeitos, já que estes são limitados por tempo.

- O que preciso para executar Celebrações?

Para a Celebração do Fogo e a Celebração do Relâmpago, você precisa ter os respectivos requerimentos que você pode encontrar no Templo da Lua. Clique no ícone de cada ritual para ver os detalhes.

A Celebração Kantepek e a Celebração Oracle atualmente só estão disponíveis durante o tempo de eventos dentro do jogo. Para executar essas Celebrações, você precisa recolher um certo número de cristais.

- Há algum tempo de espera para executar Celebrações?

Sim, a Celebração do Fogo e a Celebração do Relâmpago podem ser ativadas uma vez a cada duas semanas. Você pode reduzir o tempo de espera através da pesquisa de Cosmologia.

- Qual é a duração de cada Celebração?

- A Celebração do Relâmpago e a Celebração do Fogo duram entre 10 minutos e 1 hora, o seu tempo de duração é sempre determinado aleatoriamente.
    - A Celebração Kantepec e a Celebração Oracle duram 15 minutos.

- Como sei que uma Celebração foi ativada na minha cidade?

Quando um ritual termina, o ícone de celebração e a contagem regressiva serão mostrados:

Isso significa que uma Celebração está ativa (nesse caso, a Celebração do Fogo) e que termina em 20 min 52 segundos.

- Posso ativar várias Celebrações ao mesmo tempo?

Não, você não pode ativar mais de uma celebração de cada vez. Se você ativar uma segunda celebração enquanto a primeira ainda está ativa então a primeira celebração irá terminar automaticamente. Isso significa que uma celebração substituiria a outra.

- É possível estender os efeitos de uma Celebração?

Sim há opções premium chamadas de itens Kauil na loja (seção "Rituais") que estendem uma celebração por outros 10 minutos, 15 minutos e 30 minutos. Para que qualquer um destes itens possa ser usado, você precisa ter uma celebração ativa em sua cidade. É possível estender cada celebração ativa até três vezes usando itens Kauil.

- Os efeitos de qualquer Celebração se aplicam a todas as cidades de uma conta, ou apenas a uma cidade na qual a Celebração está ativa?

Os efeitos de qualquer celebração se aplicam apenas á cidade na qual esta celebração particular está ativa.

- Enquanto ativando a Celebração do Fogo quais unidades ganharão +100% de força: aquelas que eu mandei para um saque, ou aquelas que ficarem na cidade? Ou ambas?

Tanto tropas atacando quanto defendendo (ou seja, aquelas que ficaram na cidade) irão lutar com 100% a mais de força.

- Eu tenho uma tropa fora da minha cidade, e quero ativar a Celebração do Fogo. Os seus efeitos se aplicariam a aquela tropa também?

Sim. Se você tiver uma tropa que já está fora da sua cidade, e então ativar a Celebração do Fogo, seus efeitos (+100% força) irão se aplicar a todas as tropas originando da mesma cidade aonde a Celebração do Fogo está ativa. Não é importante quando você mandou sua tropas para fora, o que conta é de qual cidade esta tropa foi enviada: deve ser a mesma cidade para a qual os efeitos da Celebração do Fogo irão se aplicar.

- Eu preciso da Celebração do Fogo apenas quando for atacar alguém?

Na maior parte dos casos sim, mas não necessariamente. Pode ser usada para defesa, já que todas as tropas de uma cidade em que a Celebração do Fogo estiver ativa, irão ganhar +100% de força. Se for atacado enquanto a Celebração do Fogo estiver ativa em sua cidade, suas tropas irão ter +100% de força do mesmo jeito.

- Para quê preciso de pesquisas?

A pesquisa de tecnologias é muito importante em Tentlan: você precisa pesquisar várias tecnologias para desbloquear construções, outras pesquisas, rituais, e unidades. De qualquer forma, cada pesquisa concede um certo bónus (como mais espaço de armazém, aumentos de velocidade, etc.). Você encontrará todos os bónus listados no Observatório.

- Existem limites de nível para pesquisar tecnologias?

Não há limites rígidos, mas há algumas limitações quanto aos bónus que cada pesquisa confere, assim como para a quantidade de recursos que você pode precisar investir em cada melhoramento. Levando em conta os limites dos bónus, é possível pesquisar tecnologias até os seguintes níveis:

- Matemática, Natureza, Agricultura, Medicina e Arquitetura - até o nível 40;
    - Engenharia, Diplomacia, Comércio, Olaria - até o nível 30;
    - Cronologia, Astronomia, Astrologia - até o nível 20;
    - Cosmologia - até o nível 9.
    Não há limitações para a pesquisa de Espionagem, já que não concede nenhum bónus, mas preenche uma função predeterminada.

- Eu preciso pesquisar tecnologias para cada cidade separadamente, ou elas são aplicadas a todas as minhas cidades?

Todas as pesquisas de tecnologia só devem ser pesquisadas uma vez, já que são válidas para todas as suas cidades. Você pode continuar pesquisando-as de qualquer cidade, desde que a cidade na qual você quer conduzir a pesquisa cumpra todos os requesitos.

- Há alguma maneira de reduzir o tempo de pesquisa?

Você pode reduzir o tempo de pesquisa mudando a estação para "Verão" e então obtendo um bónus de velocidade de 20%. De qualquer forma, continue melhorando o Observatório, já que cada novo nível reduz o tempo de pesquisa em 2%.

- Há algum limite de nível para ampliação de estruturas de construção?

• Para construções de recursos (Plantação de Cacau, Mina de Obsidiana, Pedreira, Quinta), não tem nenhum limite rígido para o nível máximo, você pode continuar melhorando eles enquanto valerem a pena em termos de custos e benefícios. Como regra prática, faz sentido aprimorar esse tipo de construções até o nível 40.
    • Muralha e Torre de Vigia: não há limites rígidos, mas dependendo de suas necessidades e objetivos, pode fazer sentido melhorar essas construções até o nível 35-40.
    • Há algumas construções que dão bónus por cada novo melhoramento, como em velocidade de pesquisa, força, sorte, etc. Levando em conta os limites de bónus para cada construção, pode fazer sentido melhorar essas construções enquanto você receber um bónus:

- Templo do Jaguar, Templo de Itzamná, Observatório - até o nível 40;
    - Templo da Lua - até o nível 30;
    - Casa dos Quipus, Pirâmide Anã, Temazcal, Palácio de Quetzal - até o nível 15;
    - Estela - até o nível 10.

- Há alguma maneira de reduzir o tempo de construção das construções?

• Mude a estação para inverno, e o tempo de construção será automaticamente reduzido em 20%.
    • De qualquer forma, você pode pesquisar Arquitetura, já que cada nível de concede um desconto de tempo de 1% (máximo, 40%).

- O que significa "população total", "população livre", "população ocupada" e "população máxima"?

• População total consiste de população livre e população ocupada.
    • População livre é aquela parte de seus cidadãos que está livre para novas tarefas.
    • População ocupada é a parte da população da sua cidade a quem algumas tarefas já foram designadas (como construir um novo nível de uma estrutura de construção, conduzir um ritual, etc.). Toda vez que você designa a seus cidadãos uma tarefa, a população livre muda seu status para população ocupada.
    • População máxima é a quantidade máxima disponível a cada nível do Templo do Sol (o Templo do Sul é uma construção responsável pelo crescimento da população). Cada nível do Templo do Sol tem uma variação pré-determinada dentro da qual a população pode crescer; quando o máximo é alcançado, um novo nível do Templo do Sol deve ser construído para que sua população continue crescendo.

- Onde posso encontrar detalhes sobre a população da minha cidade?

Pondo seu cursor sobre o ícone de população na barra de recursos, você terá uma visão geral de sua população:

Para ver mais detalhes, clique no Templo do Sol, aonde você encontrará informações sobre a população, consumo de milho, e aonde suas populações estão atualmente empregadas (construções, unidades, etc.) como mostrado abaixo:

- O que aconteceria com população quando uma ordem fosse completada, ela seria libertada?

Isso depende da tarefa na qual seus cidadãos trabalham. Por exemplo, quando pesquisas e rituais são completados, cidadãos que trabalharam nessas tarefas serão liberados, ou seja, eles voltam a estarem disponíveis como população livre e logo a mesma população pode ser utilizada para novas tarefas.

- O que acontece com população se minhas unidades foram destruídas em batalha? Ganho de volta?

Não, você não irá ganhar sua população de volta, já que as unidades foram destruídas. Nesse caso, um espaço livre será formado, e ao longo do tempo ele será preenchido por nova população.

- Como funciona o crescimento de população em Tentlan?

A construção responsável pelo crescimento de população é o Templo do Sol. Se você precisa de mais cidadãos, você precisa ampliar essa construção, já que cada nível do Templo do Sol permite ter mais população livre. Cada nível tem uma certa variação ou limite até o qual o crescimento de população ocorre. Para ver a "população máxima por nível", clique no Templo do Sul, e então pressione o botão "Mais informação", e você terá a seguinte visão geral:

Como mostrado acima, o Templo do Sol nível 13 tem população máxima de 5.013 cidadãos. Isso significa que a população iria crescer ao longo do tempo até alcançar o limite mencionado. Para se obter mais população, você terá que ampliar o Templo do Sol mais uma vez.

- Preciso de mais cidadãos. De onde posso tirá-los?

• Continue melhorando o Templo do Sol, já que cada nível permite acomodar mais cidadãos.
    • Pesquise Matemática: cada novo nível dessa pesquisa aumenta o limite até o qual a população máxima pode crescer.
    • Se você precisa urgentemente de população livre, e não há outra maneira de consegui-la, você pode demolir níveis de construção ou dispensar unidades, assim libertando população livre.

- Como "População" e "Milho" estão relacionados um com o outro?

Milho é a comida que seus cidadãos consomem para poderem trabalhar nas várias tarefas às quais você pode designá-los. Consequentemente, quanto mais pessoas vivem em sua cidade, mais milho eles irão consumir. Note que população ocupada consome o dobro da quantidade de Milho em comparação com o que a população livre consome.

Fico muito feliz com isso tudo! Aplaudo a moderação deste servidor e dos fóruns, e afirmo que seguirei traduzindo os Guias e FAQ's, com o intuito de terminar até o final da semana. Hoje a tarde pretendo fazer um ou dois capítulos.

Caso seja necessário, e como eu já recebi algumas recomendações e encorajamentos por parte de alguns jogadores da comunidade BR do servidor Uxmal, me disponibilizo para auxiliar a equipe de moderação com quaisquer questões e problemas. Haveria alguma possibilidade de equipe da comunidade de auto-moderação?

Obrigado!
    Pehdred

Creio que pela natureza binacional deste servidor, cada um vai usar sua variação local da língua portuguesa. Apesar de algumas diferenças significativas, creio eu que não haverão muitas complicações em comunicarmo-nos. Também aguardo pronunciamento oficial por parte dos moderadores.

• Produção de Recursos

- Como produzo recursos em Tentlan? Eles são automaticamente produzidos?

Não há produção automática de recursos em Tentlan, então você deve sempre ordenar colheitas manualmente em cada uma das quatro construções de recursos. Há 4 ciclos de produção para escolher: 10 minutos, 1 hora, 4 horas, 8 horas:

Para começar a produção de recursos, selecione um dos ciclos de produção e pressione o botão "Produzir". Diretamente após isso, você verá o progresso de sua ordem de produção:

Assim que você tiver seus recursos prontos em algumas/todas as suas cidades, um ícone de pirâmide irá aparecer por baixo da imagem do seu avatar:

Isso significa que os recursos estão prontos para ser coletados.

- Por quê não há produção automática de recursos no Tentlan?

Uma vantagem da produção manual é que os recursos não podem ser saqueados enquanto você não coletá-los de suas respectivas construções. Isso é uma característica adicional de segurança em Tentlan para manter recursos a salvo.

- Como posso conseguir mais recursos?

Para produzir mais recursos, você deve continuar melhorando suas construções de recursos, já que cada nível de expansão aumenta a produtividade. Você também pode conseguir recursos atacando os bárbaros (quanto maior o nível de um bárbaro, mais recursos ele tem). Quando você se sentir forte o bastante para atacar um vizinho que tenha alguns recursos, você pode tentar este jeito também.

- O que há de errado com minhas construções de recursos, por quê minha produtividade caiu tão de repente?

Se você notar que sua produtividade decaiu significativamente em comparação com o que você costumava produzir, então é por conta da produtividade reduzida de seu povo (15% apenas), que ocorre se você começar a produzir recursos sem Milho. Para evitar cortes de produtividade, assegure-se de que você sempre tem Milho em sua cidade antes de fazer ordens de produção em cada construção de recurso. Enquanto coletando recursos, faz sentido começar coletando Milho primeiro, e depois os outros recursos (Calcário, Obsidiana, e Cacau), para garantir que quando você fizer novas ordens de produção, você tem Milho na sua cidade.

• Enviando Recursos

- Como posso enviar recursos para outros jogadores?

É bem fácil: vá para o mapa do mundo e clique na cidade do jogador ao qual você quer enviar recursos (alternativamente, digite as coordenadas, no menu de coordenadas no canto inferior esquerdo da tela do mapa do mundo). Isso tratá o seguinte menu com várias opções:

Escolha "Transportar recursos", depois as unidades para transportar os recursos, e pressione o botão "enviar tropas".

- Quais são os requesitos para enviar recursos?

Um Mercado nível 5 na cidade de origem e na de destino (a mesma regra se aplica para enviar recursos entre cidades de um mesmo jogador).

- Quais unidades são as melhores para carregar recursos?

Polom (2.000 recursos) e Pochteca (10.000 recursos) são ambos uma boa escolha. Porém, essas não são as únicas unidades que podem carregar recursos: todas as outras unidades (exceto espiões) tem alguma capacidade de carga, também, você pode observar em cada unidade no Templo do Jaguar.

• Recursos: Milho

- Para quê preciso de Milho?

Milho é um recurso muito importante para o desenvolvimento de sua cidade, já que suas pessoas "comem" ou consomem Milho e desta forma eles são capazes de cumprir seus deveres na cidade. De qualquer forma, você precisará de Milho para construir tropas, enviar tropas numa missão (espionagem, ataque, etc.), conduzir pesquisas, realizar rituais, e erigir certas construções.

- Por quê Milho está sempre sendo consumido tão rápido, é normal?

No início do jogo, é bem normal que Milho seja consumido rápido, porque sua Quinta de Milho ainda não é tão avançada. Conforme você desenvolve sua cidade, amplie sua Quinta de Milho, para assim aumentar sua produção de Milho. Também, pesquise Agricultura, já que cada nível de expansão aumenta sua produção de Milho em 1%.

- É verdade que se eu não tiver mais Milho, eu sempre ganharei algum Milho de graça?

Dentro de sua primeira semana em Tentlan, você irá receber algum Milho se você acabar com suas reservas de Milho, mas não mais depois.

- O que acontece se não há mais Milho restante na minha cidade?

• Se não há mais Milho na sua cidade, então você não será capaz de mover suas tropas para fora da cidade, já que você precisa de Milho para pagar por missões de viagem.
    • Se seu povo for deixado sem Milho, eles começarão a deixar a cidade (o mínimo de 50 cidadãos irá ficar, porém).
    • Além disso, sua produção de recursos cairá para até 15% do seu nível de produção normal.
    • Suas tropas irão começar a perder sua energia, porém isso não ocorrerá imediatamente. Quando aproximadamente 5-6 dias tiverem se passado e não houver Milho ainda na cidade, as tropas irão acabar perdendo sua energia completamente. Dentro dessas circunstâncias, se alguém te atacar, ganhará sem nenhuma perda já que suas tropas não teriam mais forças para lutar.

• Recursos: Âmbar

- Para o quê preciso de pedras de Âmbar?

Você precisará de pedras de Âmbar para a roda de Tzolkin, onde você pode ganhar vários prémios. De qualquer forma, você precisa dessas pedras para aprimorar o Palácio de Quetzal.

- Como posso obter Âmbar no jogo?

Você pode encontrar pedras de Âmbar atacando vilas de bárbaros. Note que o nível de um bárbaro que você ataque não importa para encontrar Âmbar. O que importa é o resultado da batalha: se você vencer, você receberá uma pedra de Âmbar que você encontrará na roda de Tzolkin. Neste caso, isso também será mencionado no seu boletim de batalha, como mostrado:

Caso o bárbaro vença e não você, ou se a batalha vier a ser um empate, então tente novamente :). Pelo menos uma pedra de Âmbar por dia é garantida; se você tiver muita sorte, então há uma chance de achar mais de uma pedra de âmbar por dia (porém isso não ocorre com muita frequência). Além disso, você pode adquirir pedras de Âmbar na Loja, veja a parte "Recursos". Adicionalmente, há uma chance de ganhar Âmbar rolando a roda de Tzolkin. Ou você pode ser recompensado com Âmbar por convidar amigos para jogar Tentlan (veja mais sobre isso em "Definições" << "Convida amigos").

• Recursos: Turquesa

- Para o quê preciso de Turquesa?
    Turquesa é usada para ativar algumas características premium que dão certas vantagens no jogo, como aumento de velocidade para recrutamento de unidades, para conduzir pesquisas ou aprimorar construções mais rapidamente, ou produzir mais recursos, etc.

- Como posso obter Turquesa no jogo?

Turquesa é um recurso valioso que pode ser comprado com dinheiro real através do sistema de pagamento de Tentlan. Além disso, você pode receber Turquesa por completar algumas missões, pela confirmação de seu endereço de e-mail, e por convidar amigos para jogar Tentlan ("Definições" << "Convida amigos"). Finalmente, há uma chance de ganhar Turquesa girando a roda de Tzolkin (50 pedras de Turquesa na sessão prateada e 200 pedras de Turquesa na sessão dourada).

- Quanto tempo demora para completar o tutorial?

Você completou o tutorial quando sua pontuação for de mais ou menos 780 pontos: geralmente leva mais ou menos de uma a uma hora e meia, no máximo, para fazê-lo inteiro.

- Existe algum tipo de bónus diário por entrar no Tentlan?

Sim, tem. Como um bónus diário você pode receber uma pedra de âmbar por dia, mas ela não é dada automaticamente com cada login. Para receber pedras de âmbar, você precisa atacar vilas de bárbaros, um âmbar por dia é garantido se você vencer.

- Quanto tempo dura a proteção de iniciante?

Quando fizer 2.400 pontos, ou então cinco dias depois de você se registrar no jogo. A proteção de iniciante termina prematuramente se você atacar outro jogador (vilas de bárbaros não contam).

- Onde encontro o link para convidar meus amigos para o Tentlan e ganhar recompensas?

Clique em "Definições", isso vai trazer uma janela listando várias opções de definições para sua conta:

Role para baixo na página, e na sessão "Convida amigos" você encontrará seu link de convite pessoal:

Você pode copiar e colar o link, ou compartilhar diretamente o link no Facebook, Twitter ou via e-mail.

- Como posso mudar o nome da minha cidade?

Por baixo da barra de recursos você encontrará uma barra com o nome da cidade. Coloque seu cursor sobre ele, um ícone com uma mão aparecerá:

Clicando neste ícone, você poderá aceder o campo em que poderá mudar o nome de sua cidade.

- Que estruturas do jogo dão pontos para aumentar minha pontuação, e como são calculados?

Em Tentlan, construções, pesquisas, unidades e cidades dão pontos, e são calculados de acordo com a seguinte regra:

- Cada nível de construção - 10 pontos;
    - Cada nível de pesquisa - 10 pontos;
    - Cada unidade (incluindo unidades danificadas) - 1 ponto;
    - Cidades: cada nova cidade - 100 pontos.

Também a quantidade de recursos gastos em construções/pesquisas/unidades dão pontos adicionais (população e tempo não são contabilizados):

- 1.000 calcário - 1 ponto;
    - 715 obsidiana - 1 ponto;
    - 500 cacau - 1 ponto;
    - 2.500 milho - 1 ponto.

Vendo a construção Cave Subterrânea, não pude deixar de notar que ela é praticamente inútil. Ela só consegue proteger, no nível 7 (!!) míseros 1.353 de recursos, fazendo com que ela não valha a pena como forma de se proteger de saques de outros jogadores.

Para solucionar isso, minha ideia é a seguinte: ao invés dela aumentar sua capacidade de forma absoluta (números), ela poderia aumentar de forma relativa (% da capacidade do armazém), começando com 1% do total (ou seja, se seu armazém mantivesse 10.000 recursos, a capacidade da Cave seria 100, se a do armazém fosse 20.000, a da Cave seria 200, e assim por diante) e aumentando 0,5% por nível, fazendo com que no nível 21, por exemplo, teríamos 10% da capacidade total do armazém protegida, o que parece justo.

O que acham?