[FAQ - 2.] Recursos

    • Produção de Recursos

    - Como produzo recursos em Tentlan? Eles são automaticamente produzidos?

    Não há produção automática de recursos em Tentlan, então você deve sempre ordenar colheitas manualmente em cada uma das quatro construções de recursos. Há 4 ciclos de produção para escolher: 10 minutos, 1 hora, 4 horas, 8 horas:



    Para começar a produção de recursos, selecione um dos ciclos de produção e pressione o botão "Produzir". Diretamente após isso, você verá o progresso de sua ordem de produção:



    Assim que você tiver seus recursos prontos em algumas/todas as suas cidades, um ícone de pirâmide irá aparecer por baixo da imagem do seu avatar:



    Isso significa que os recursos estão prontos para ser coletados.


    - Por quê não há produção automática de recursos no Tentlan?


    Uma vantagem da produção manual é que os recursos não podem ser saqueados enquanto você não coletá-los de suas respectivas construções. Isso é uma característica adicional de segurança em Tentlan para manter recursos a salvo.


    - Como posso conseguir mais recursos?

    Para produzir mais recursos, você deve continuar melhorando suas construções de recursos, já que cada nível de expansão aumenta a produtividade. Você também pode conseguir recursos atacando os bárbaros (quanto maior o nível de um bárbaro, mais recursos ele tem). Quando você se sentir forte o bastante para atacar um vizinho que tenha alguns recursos, você pode tentar este jeito também.


    - O que há de errado com minhas construções de recursos, por quê minha produtividade caiu tão de repente?

    Se você notar que sua produtividade decaiu significativamente em comparação com o que você costumava produzir, então é por conta da produtividade reduzida de seu povo (15% apenas), que ocorre se você começar a produzir recursos sem Milho. Para evitar cortes de produtividade, assegure-se de que você sempre tem Milho em sua cidade antes de fazer ordens de produção em cada construção de recurso. Enquanto coletando recursos, faz sentido começar coletando Milho primeiro, e depois os outros recursos (Calcário, Obsidiana, e Cacau), para garantir que quando você fizer novas ordens de produção, você tem Milho na sua cidade.

    • Enviando Recursos


    - Como posso enviar recursos para outros jogadores?


    É bem fácil: vá para o mapa do mundo e clique na cidade do jogador ao qual você quer enviar recursos (alternativamente, digite as coordenadas, no menu de coordenadas no canto inferior esquerdo da tela do mapa do mundo). Isso tratá o seguinte menu com várias opções:



    Escolha "Transportar recursos", depois as unidades para transportar os recursos, e pressione o botão "enviar tropas".


    - Quais são os requesitos para enviar recursos?


    Um Mercado nível 5 na cidade de origem e na de destino (a mesma regra se aplica para enviar recursos entre cidades de um mesmo jogador).


    - Quais unidades são as melhores para carregar recursos?


    Polom (2.000 recursos) e Pochteca (10.000 recursos) são ambos uma boa escolha. Porém, essas não são as únicas unidades que podem carregar recursos: todas as outras unidades (exceto espiões) tem alguma capacidade de carga, também, você pode observar em cada unidade no Templo do Jaguar.

    • Recursos: Milho


    - Para quê preciso de Milho?

    Milho é um recurso muito importante para o desenvolvimento de sua cidade, já que suas pessoas "comem" ou consomem Milho e desta forma eles são capazes de cumprir seus deveres na cidade. De qualquer forma, você precisará de Milho para construir tropas, enviar tropas numa missão (espionagem, ataque, etc.), conduzir pesquisas, realizar rituais, e erigir certas construções.


    - Por quê Milho está sempre sendo consumido tão rápido, é normal?


    No início do jogo, é bem normal que Milho seja consumido rápido, porque sua Quinta de Milho ainda não é tão avançada. Conforme você desenvolve sua cidade, amplie sua Quinta de Milho, para assim aumentar sua produção de Milho. Também, pesquise Agricultura, já que cada nível de expansão aumenta sua produção de Milho em 1%.


    - É verdade que se eu não tiver mais Milho, eu sempre ganharei algum Milho de graça?


    Dentro de sua primeira semana em Tentlan, você irá receber algum Milho se você acabar com suas reservas de Milho, mas não mais depois.


    - O que acontece se não há mais Milho restante na minha cidade?

    • Se não há mais Milho na sua cidade, então você não será capaz de mover suas tropas para fora da cidade, já que você precisa de Milho para pagar por missões de viagem.
    • Se seu povo for deixado sem Milho, eles começarão a deixar a cidade (o mínimo de 50 cidadãos irá ficar, porém).
    • Além disso, sua produção de recursos cairá para até 15% do seu nível de produção normal.
    • Suas tropas irão começar a perder sua energia, porém isso não ocorrerá imediatamente. Quando aproximadamente 5-6 dias tiverem se passado e não houver Milho ainda na cidade, as tropas irão acabar perdendo sua energia completamente. Dentro dessas circunstâncias, se alguém te atacar, ganhará sem nenhuma perda já que suas tropas não teriam mais forças para lutar.


    • Recursos: Âmbar

    - Para o quê preciso de pedras de Âmbar?


    Você precisará de pedras de Âmbar para a roda de Tzolkin, onde você pode ganhar vários prémios. De qualquer forma, você precisa dessas pedras para aprimorar o Palácio de Quetzal.

    - Como posso obter Âmbar no jogo?


    Você pode encontrar pedras de Âmbar atacando vilas de bárbaros. Note que o nível de um bárbaro que você ataque não importa para encontrar Âmbar. O que importa é o resultado da batalha: se você vencer, você receberá uma pedra de Âmbar que você encontrará na roda de Tzolkin. Neste caso, isso também será mencionado no seu boletim de batalha, como mostrado:



    Caso o bárbaro vença e não você, ou se a batalha vier a ser um empate, então tente novamente :). Pelo menos uma pedra de Âmbar por dia é garantida; se você tiver muita sorte, então há uma chance de achar mais de uma pedra de âmbar por dia (porém isso não ocorre com muita frequência). Além disso, você pode adquirir pedras de Âmbar na Loja, veja a parte "Recursos". Adicionalmente, há uma chance de ganhar Âmbar rolando a roda de Tzolkin. Ou você pode ser recompensado com Âmbar por convidar amigos para jogar Tentlan (veja mais sobre isso em "Definições" << "Convida amigos").

    • Recursos: Turquesa


    - Para o quê preciso de Turquesa?
    Turquesa é usada para ativar algumas características premium que dão certas vantagens no jogo, como aumento de velocidade para recrutamento de unidades, para conduzir pesquisas ou aprimorar construções mais rapidamente, ou produzir mais recursos, etc.


    - Como posso obter Turquesa no jogo?


    Turquesa é um recurso valioso que pode ser comprado com dinheiro real através do sistema de pagamento de Tentlan. Além disso, você pode receber Turquesa por completar algumas missões, pela confirmação de seu endereço de e-mail, e por convidar amigos para jogar Tentlan ("Definições" << "Convida amigos"). Finalmente, há uma chance de ganhar Turquesa girando a roda de Tzolkin (50 pedras de Turquesa na sessão prateada e 200 pedras de Turquesa na sessão dourada).